Qual a importância da psicologia na nutrição?

psicologia na nutrição

Qual a importância da psicologia na nutrição?

Os estudos sobre a psicologia na nutrição (ou psiconutrição) vêm se desenvolvendo cada vez mais. Uma vez que, os distúrbios nutricionais como os transtornos alimentares e mesmo a obesidade, estão, na grande maioria das vezes, diretamente relacionados aos distúrbios de humor como depressão e ansiedade. 

Além disso, a persuasão da mídia e das redes sociais também podem influenciar de forma negativa em inúmeros aspectos nutricionais. Desta forma, pesquisas dentro deste tema têm influenciado nas estratégias de intervenção nutricional, em rótulos de alimentos, na forma de comercialização dos alimentos, na relação dos indivíduos com a comida, no peso, entre muitos outros fatores.

Olhando pelo outro ângulo, inúmeras pesquisas apontam que a alimentação influencia diretamente em nosso humor, e por ser tão importante para saúde mental, também vem sendo bastante aprofundada dentro dos estudos que abrangem a Psicologia Nutricional.

Percebe-se que as deficiências nutricionais comumente encontradas em pacientes com distúrbio de humor são de ômega-3, vitaminas do complexo B, minerais e de aminoácidos (triptofano e outros). 

Portanto, a dieta equilibrada, contendo quantidades adequadas de macronutrientes, vitaminas e minerais é a ideal, enquanto dietas excessivamente restritivas em calorias ou que excluem algum dos macronutrientes, são nocivas para a saúde mental.

psicologia na nutrição

Veja, a seguir, algumas dicas alinhadas à psicologia na nutrição

    • Realizar pequenas refeições várias vezes ao dia
    • Prefira alimentos in natura ou minimamente processados
    • Consumir quantidades balanceadas de lipídios (principalmente de ômega-3)
    • Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico
    • Incluir ao menos um alimento fonte de proteína magra em todas as refeições
    • Abuse de alimentos e especiarias ricas em antioxidantes
    • Mantenha uma microbiota saudável
    • Evite alimentos ultraprocessados, os de alto índice glicêmico, bebidas alcóolicas
    • Consuma bastante água
    • Controle o consumo de calorias e pratique exercícios físicos
    • Evite o sobrepeso e a obesidade
    • Pratique meditação

Autora: Profa. Dra. Maria Fernanda Naufel

No Curso Intensivo Psiconutrição falaremos sobre os conceitos mais importantes acerca do comportamento alimentar, passando pela base fisiológica até a psicológica. Enriquecendo a consulta e a prática clínica com ferramentas e técnicas efetivas tanto para o tratamento como para a prevenção de comportamentos alimentares disfuncionais. 

Início: 24/05/2022

Referências:

  1. Eva Selhub. Nutrition psyatry: your brain on food. Harvard Health Education. 2015. https://www.health.harvard.edu/blog/nutritional-psychiatry-your-brain-on-food-201511168626
  2. Firth J, Marrx W, Dash S, Carney R, et al. The effects of dietary improvement on symptoms of depression and anxiety: a meta-abalysis of randomized controlled trials. Psychosom Med. 2019;81(3):265-280.
  3. Molendijk M, Molero P, Sánchez-Pedreño F, Van der Does W, Martínez-González M. Diet quality and depression risk: A systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. J Affect Disord. 2018;226:346-354.

Deja un comentario